Flor Matizada

CIRANDA - FLOR MATIZADA
Card Image

O Festival de Ciranda é uma festa popular brasileira que acontece na cidade de Manacapuru, localizada na Região Metropolitana de Manaus, no estado do Amazonas. O evento é promovido pelas agremiações de ciranda Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional, realizado tradicionalmente no último fim de semana de agosto. É o maior festival de cirandas do estado, atraindo cerca de 50 mil turistas todos os anos.

A ciranda Flor Matizada, foi trazida na bagagem cultural da massa nordestina ao final do século XIX pelo pernambucano Antônio Felício, que levou sua prática a José Silvestre até Manaus e logo após em Manacapuru na década de 80, onde atualmente é seu solo mais fértil e a magia viria a esculpir seu formato mais soberbo.

Em 1980, sob coordenação da Professora Perpétuo Socorro com a colaboração do Professor José Silvestre, foi montada na Escola Nossa Senhora de Nazaré a primeira ciranda (Flor Matizada), e somente cinco anos depois 1985,Terezinha Fernandes fundou a segunda ciranda (Tradicional) no bairro da Terra Preta, a qual ficou conhecida pela Escola Estadual José Seffair e por fim, em 1991, na escola José Mota localizada no bairro da Liberdade origina-se a terceira ciranda (Guerreiros Muras) de Manacapuru, pela Professora Vanderléia Nogueira e Sra. Alcelina Guimarães Cascaes.

A ciranda era praticada sob o patrocínio das escolas públicas de Manacapuru e somente em 1997 elas saem do âmbito escolar e caem nos domínios das comunidades locais, ganhando personalidade jurídica e um festival próprio. Ademais, O 1º Festival de Cirandas de Manacapuru teve lugar ainda no antigo Campo do Riachuelo em 1997. No ano seguinte a Ciranda é agraciada com um palco próprio e definitivo, o Parque do Ingá, um anfiteatro para 25 mil pessoas.

A ciranda se concentra e ganha o coração do Brasil, pois ainda há muito a ser conquistado no campo da simpatia popular na exata proporção em que se torna conhecida. A força de seu carisma que se apodera do manacapuruense e dos mais de 60 mil visitantes anuais tenderá, num futuro próximo, a emplacar para muito além dos limites da cidade, que faz questão de dividir essa paixão com o mundo. O maior indicador dessa tendência tem na impressão do próprio visitante sua maior expressão, pois invariavelmente sai maravilhado com a magia da Ciranda, uma manifestação folclórica pitoresca, eletrizante e iluminada pelo pensamento criativo do interior amazônico.

A Ciranda Flor Matizada participa desde o primeiro Festival ocorrido no ano de 1997, acumulando 10 títulos nos anos de 1997, 1998, 2002, 2006, 2010, 2012, 2015, 2016, 2017 e 2018. Somente a Flor Matizada conta com cerca de 500 participantes entre diretoria, Equipe de Criação e arte, cirandeiros, artistas de alegorias, costureiras, bordadeiras, pintores, figurantes e colaboradores. Cada ciranda dispõe de uma noite para a defesa de um tema em 14 itens de julgamento e nada se compara à emoção e ao envolvimento marcante de quem presencia o espetáculo, ao qual faz a Princesinha do Solimões tornar-se cada vez mais conhecida como a Terra da Ciranda.

Comments Section